sábado, 9 de maio de 2015

Bioquímica III (carboidratos)

Carboidratos
Os carboidratos são também chamados glicídios, hidratos de carbono ou açúcares. Eles podem ser divididos em três grupos:
·       -Monossacarídeos: açúcares simples;
·       -Dissacarídeos: açúcares formados pela combinação de duas moléculas de monossacarídeos;
·       -Polissacarídeos: carboidratos formados pela combinação de muitas moléculas de monossacarídeos.

Monossacarídeos
Os monossacarídeos são os glicídios mais simples. A formula geral de suas moléculas é (CH2O)n. Eles podem ser considerados reuniões de n grupos de carbono liados por um lado a um átomo de hidrogênio e por outro a um grupo OH. Dai o nome hidrato de carbono ou carboidrato. Os nomes dados aos monossacarídeos dizem respeito ao numero de átomos de carbono da molécula:
·      -Trioses: com três átomos de carbono (C3H6O3);
·      -Tetrose: com quatro átomos de carbono (C4H8O4);
·      -Pentose: com cinco átomos de carbono (C5H10O5);
·      -Hexoses: com seis átomos de carbono (C6H12O6).

Para os organismo, os principais monossacarídeos são as pentoses  as hexoses. Como principais exemplos de hexoses citamos a glicose e a frutose, importantes fontes de energia para os seres vivos. A formula geral C6H12O6 serve tanto para a glicose como para a frutose, ou para qualquer outra hexose.

Dissacarídeos
São formados a partir da união de dois monossacarídeos. 
Sacarose (açúcar da cana) = glicose+frutose.
Lactose (açúcar do leite) = glicose+galactose.
Na reação entre duas moléculas de monossacarídeos há liberação de uma molécula de água. Inversamente, na quebra de um dissacarídeo, há entrada de uma molécula de água. Os dissacarídeos são solúveis em água, porem, não são imediatamente aproveitáveis como fonte de energia. Para isso, precisam ser quebrados por hidrolise, dando origem a dois monossacarídeos.

Polissacarídeos
São formados por varias moléculas de monossacarídeos, principalmente a glicose. Alguns apresentam nitrogênio ou enxofre em sua formula. São insolúveis em água e podem ser desdobradas em açúcares simples por hidrolise. A insolubilidade dos polissacarídeos é vantajosa para os seres vivos por dois motivos: permite que eles participem como componentes estruturais da célula ou que funcionem como armazenadores de energia. Como em cada ligação entre dois monossacarídeos há perda de uma molécula de água, a formula geral dos polissacarídeos formados a partir de hexoses é (C6H10O5)n.


Nenhum comentário:

Postar um comentário